sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Encontro de Jesus com os Reis Magos


"Vimos sua estrela... e viemos adorá-lo..."

Leia aqui a passagem bíblica correspondente (Mt 2, 1-12)

Eles eram reis e eram chamados de “magos”. Na realidade eles eram homens da ciência, estudiosos, muito provavelmente astrônomos, pois perceberam que aquela luz brilhando no céu era um fenômeno raro, que poucas vezes na vida poderia acontecer... Mas o certo é que eram homens atentos aos sinais dos céus, aos sinais de Deus e que acreditavam nas profecias. Por isso se puseram a caminho, seguindo a luz daquela estrela. Eram reis, eram magos, eram cientistas mas, acima de tudo, eram homens de fé. Saíram de sua terra em busca do Messias Salvador.

Não sei por quanto tempo eles andaram, quantos dias ou meses durou essa comovente viagem. Mas sei de uma coisa: o coração deles devia arder de tanta alegria e esperança! Eles tinham um coração faminto e sedento de Deus. Um coração que estava ansioso para encontrar aquele Menino...

Mas aconteceu que, no meio do caminho, eles ficaram confusos. Acharam que o Messias, aquele que seria o Rei do seu povo Israel só poderia nascer na grande cidade de Jerusalém, por isso foram bater na porta do Palácio de Herodes... e a luz daquela estrela que os guiava se apagou! Mas graças aos seus corações sensíveis, eles perceberam que a estrela só poderia ter-se apagado porque tinham se desviado do caminho certo... afinal, aquela luz era o próprio Menino que, de sua manjedoura iluminava o caminho de fé daqueles homens!

Saíram, então, do Palácio e se dirigiram à pequenina Belém, por uma estrada que foi novamente iluminada pela estrela... E quanta alegria eles devem ter sentido ao perceberam que a estrela voltara a brilhar! Eles estavam no caminho certo de novo! E encontraram o Menino... no silêncio daquela noite, na simplicidade daquela gruta... na companhia de José e Maria e de gente simples... E seus corações sensíveis perceberam mais uma verdade: não era a estrela que iluminava o caminho, era aquele Menininho que iluminava a estrela!

Ali estava Jesus... o Ser Divino que se fez humano, tão frágil e tão pequenino a ponto de caber numa manjedoura. E ali estavam também os Três Reis Magos. Cansados depois de uma longa viagem mas revigorados com aquele encontro tão especial. Jogaram-se aos pés do Menino Jesus e de dentro de seus corações tiram os presentes que Lhe trouxeram: cada um deu a Ele o que tinha de melhor... e o adoraram!

Que jornada emocionante empreenderam estes homens! Deixaram sua terra, seus parentes, seus amigos e percorreram um caminho em busca de Deus, porque este é o destino de todos nós: buscar e encontrar Deus.

Nesta longa caminhada que não sabemos de antemão quanto tempo vai durar, vamos precisar atravessar, assim como os magos, desertos escaldantes e noites escuras. Sim, pois a luz da estrela que um dia iluminou nossos olhos e fez arder nosso coração nem sempre estará brilhando... ela sofrerá eclipses. Nossa caminhada de fé é feita de dias claros e noites escuras, de auroras e crepúsculos... Em nossos dias sentiremos a alegria de poder caminhar, mas também sofreremos com o cansaço da jornada. Em algumas horas estaremos entusiasmados e em outras sucumbiremos ao desânimo. Mas precisamos seguir em frente, sempre com os olhos atentos aos sinais dos céus, com ouvidos sensíveis à voz de Deus.

Pois nos dias de hoje, quando não temos mais a Estrela de Belém no céu nem o Menino Jesus em Belém, é preciso sentir que esta Estrela está dentro de nós... e ela nos guia para o encontro com Deus, um Deus que está perto e sempre presente, que caminha ao nosso lado e que se manifesta nas pessoas e na nossa realidade.

Que nossa busca sincera por Deus seja sempre uma jornada apaixonante. Que nossa estrela não se apague e que nunca nos cansemos dessa procura... Que nossa atitude seja de alegria em testemunhar que O encontramos na simplicidade de nossa vida e que possamos seguir iluminados por aquilo que vivemos...


Crédito da imagem: http://www.papeldeparede.etc.br/


Nenhum comentário: