domingo, 3 de julho de 2011

Encontro de Jesus com os Doutores da Lei no Templo de Jerusalém



"Todos os que o ouviam estavam maravilhados da sabedoria de suas respostas."

Leia aqui a passagem bíblica correspondente (Lc 2, 41-52)


Esta passagem conta um fato surpreendente... não apenas pelo Menino ter permanecido na cidade sem o conhecimento e consentimento de seus pais, mas por sua presença no Templo de Jerusalém. Os grandes homens sábios, que conheciam toda a Escritura e todas as Profecias tinham, naquele dia, por interlocutor um jovem de 12 anos... Um Menino simples, vindo de uma pequena cidade do interior, filho de um carpinteiro: certamente aqueles homens não entendiam de onde vinha todo o conhecimento dele.

A Bíblia diz que todos que o escutavam ficavam maravilhados... É fácil imaginar sobre o que Jesus falava. E o mais importante: o modo como Ele falava. Nem sempre conhecer as Escrituras significa "conhecer Deus". Os sábios doutores sabiam de cor cada um dos versículos e todas as profecias. Podiam citar palavra por palavra o que cada Livro continha... mas quantos ali "conheciam" realmente Deus?

As palavras do Menino irradiavam um profundo conhecimento de Seu Pai do Céu... O brilho dos seus olhos, o amor no seu tom de voz eram um grande testemunho da "intimidade" que Jesus tinha com Seu Pai.

Imaginem a cena: em volta do pequeno Menino havia muitos homens maduros, cultos, cheios de conhecimento e inteligência... mas todos eles se maravilhavam com a Sabedoria dele. Certamente seus corações ardiam e ansiavam por ouvir mais e mais Suas palavras.

Muito provavelmente alguns deles pensaram: "estudei tanto, li tanto durante tantos anos e não consigo "sentir" Deus assim como esse Menino..." Outros podem ter pensado assim: "como pode um Menino tão pequeno saber tanto sobre Deus???"

O certo é que, naquele dia, aqueles homens sábios tiveram um "encontro" diferente com Deus... um encontro com o Pequeno Menino Jesus e a Grandeza de Deus...

Que nós, a exemplo destes doutores, não nos deixemos cegar pelo conhecimento adquirido e nem façamos de nossos diplomas farol para nossa vida. Peçamos a Deus a verdadeira Sabedoria, aquela que nos fará "conhecer" o verdadeiro Deus que se fez Menino para nos ensinar que "ninguém vai ao Pai senão por mim..."


3 comentários:

O Profeta disse...

É com “Palavras” que pintarei sonhos
Navegarei mares, voarei sobre o azul do Mar
Aqui virei com elas pintadas de ternura
Aqui dexei um pouco do meu sonhar

Foi um gosto aqui passar


Terno beijo

Borboleteando disse...

Oii!!
Estou aqui para agradecer sua companhia e seu carinho durante todos os dias do ano que se finda.
Desejo-lhe um Natal cheio de alegrias e uma chuvas bênçãos a você e sua família...
Que o ano de 2012 seja repleto de bons momentos e de novas conquistas...
Saúde, Paz e Prosperidade!
Beijos

Keila M.

Maria Luiza disse...

Dalva, obrigada pela sua presença na Casas da Alquimia. Estou aqui e aqui ficarei por ser seu blog, alimentador da fé e da espiritualidade, portanto seria um prazer você dar uma chegadinha no meu outro blog: sentidomaior.blogspot.com. Acho que você vai gostar. Prazer, Dalva! Grande abraço! Feliz semana!