segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Encontro de Jesus com João Batista - 1



“apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio”

Leia aqui a passagem bíblica correspondente (Lc 1, 39-45)

Esse pedacinho da Bíblia narra um fato marcante que pode ser resumido numa única frase: 

“apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio”

Não é difícil imaginar a cena em questão. Nossa Senhora e sua prima Isabel se abraçam, e seus ventres  se aproximam. E acontece, então, o primeiro encontro de Jesus com João Batista, os dois ainda no ventre de suas mães. A ligação destes dois meninos veio de longe. Penso mesmo que esta ligação se deu ainda no pensamento do Criador, pois ambos eram frutos da revelação divina, cuja geração se deu através de algo impossível – um é o Filho da Virgem, e o outro é o filho de uma mulher considerada estéril.  Assim como Maria e Isabel eram cumplices no mistério que transportavam em seus ventres também os dois meninos estavam intimamente ligados por este mistério e é por isso que a Bíblia diz que João pulou no ventre de Isabel com a presença de Jesus. Era um pulo de alegria e louvor!

João ainda não tinha nascido, mas já foi capaz de reconhecer a presença de Jesus que chegava ali através de Maria. João Batista foi, neste momento, um adorador na presença de Jesus. E a partir deste momento seus olhos sempre estariam fixos n’Ele.  João sabia que estava na presença de Deus, e transbordou de alegria e louvor. 

Que este encontro que aconteceu entre os dois meninos seja para nós um alerta. Precisamos ter um coração adorador. Um coração que saiba reconhecer a presença de Jesus e que essa presença transborde alegria em nossa vida e louvor em nossos lábios. Que ao entrarmos na igreja tenhamos a consciência da presença de Deus ali, e nos coloquemos em adoração. Que nossos olhos permaneçam em Cristo, reconhecendo que é a sua Luz que nos ilumina, e que precisamos da sua presença em nossa vida.

Um comentário:

Lúcia Bezerra de Paiva disse...

Que belo e feliz tema, para compartilhar. A forma como você trouxe, no texto e imagem, é encantadora e comovente.

Meu avô materno chamava-se João Batista. Tenho uma bela imagem, do primo de Jesus, com a qual já fiz uma postagem ( João Batista menino).

Agora mais próximo, trago-lhe meu abraço com mais votos de Feliz Natal e um 2013 de felizes realizações.
Lúcia